Faça sua inscrição no Encontro Regional Lojista - (Inscrição)

Faça sua inscrição
22/02/2022 ás 06h21 - atualizada em 09/05/2022 ás 13h17
Piauí pode desobrigar uso de máscara em algumas regiões após o Carnaval
Piauí pode desobrigar uso de máscara em algumas regiões após o Carnaval

O Governo do Estado estuda a possibilidade de desobrigar o uso de máscara contra a covid-19 em algumas regiões do Piauí após o carnaval. A informação foi repassada pelo governador Wellington Dias durante o evento de inauguração da Reforma do Semiliberdade nesta manhã (21). Ele destacou que os índices de adoecimento pelo coronavírus têm reduzido no Estado e que pode ser hora de “adotar medidas de flexibilização que até agora não experimentamos”.

“Tivemos agora melhoramento nessa área da pandemia. Estamos numa curva com queda tanto de casos, reduzindo o número de internações, quanto de óbitos. Neste ambiente, estamos revendo as medidas. O objetivo afora é acompanhar o decorrer dessa semana e o pós-carnaval. A orientação é de manter ainda uma regra de restrição a eventos exatamente para que não tenha mais transmissibilidade e, após o carnaval, há uma grande possibilidade de adotar medidas de flexibilização que até agora não experimentamos”, disse Wellington Dias.

Essa possibilidade de desobrigar o uso da máscara em algumas regiões piauienses está sendo estudada e discutida junto com o Fórum Nacional de Governadores, os Comitês Científicos de enfrentamento à covid e também, a nível local, com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.

Wellington Dias lembrou que desobrigar o uso da máscara não significa que as pessoas devem deixar de usá-la. Somente as punições previstas em lei devem ser retiradas. “É algo que há muito tempo a gente sonha, mas não quer dizer que as pessoas devam deixar de usar. Deixa de ter a responsabilização. O uso da máscara passa a ser de acordo com a vontade da pessoa, não seria mais impositivo”, explicou.

O governador não mencionou que regiões do Piauí seriam aquelas a primeiro desobrigar o uso da máscara, mas destacou que a cobertura vacinal do Estado como um todo, tanto em crianças, quanto em adolescentes e adultos, é um dos fatores determinantes para que a medida possa vir a ser adotada.

Governo vai baixar decreto mantendo restrições a eventos no Carnaval

O Piauí seguirá mantendo a proibição da realização de festas e eventos que gerem aglomeração durante o Carnaval 2022. Nos próximos dias, o Governo deverá baixar um novo decreto com as restrições. Para o governador Wellington Dias, está é a única forma de garantir que mais na frente a vida volta ao que se chama de “novo normal” mesmo com a aparente redução dos casos de covid-19 no Estado.

“Sei que isso incomoda, mas é uma forma de darmos um passo seguinte. Acho que todo mundo sonha com esse momento, então não vamos estragar tudo por conta de um evento que vamos ter nos outros anos, porque estamos lidando com a proteção da vida”, disse Wellington.

O governador informou ainda que está buscando junto à Anvisa a aprovação de um medicamento especifico e eficaz para o tratamento da covid-19, mas que isso envolve a quebra de patentes de laboratórios, o que torna o caminho mais longo e burocrático. “A medicação ainda é cara. Há necessidade acordos com laboratórios para podermos ter o que acontece com outras doenças virais, que é tratar com medicação acessível. Só assim teremos condições de conviver com o vírus”, finaliza.

Fonte: Portal O Dia

FONTE: Portal Integração

Ainda não é associado?

A sua empresa vai crescer com as soluções que a CDL ASCOM de Oeiras oferece para reduzir custos e melhorar a gestão do seu negócio. Associe-se agora!